Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Vidro e como o mais importante é ser sólido

Vidro e como o mais importante é ser sólido

Heróis nem sempre tem as faces que imaginaríamos ter, nem mesmo os seus vilões. Foi isso o que o diretor Manoj Nelliattu Shyamalan nos ensinou em sua trilogia de filmes que inicia em Corpo Fechado, passa por Fragmentado e termina em Vidro.

O diretor inovou ao nos apresentar as bases do que acabaria por popularizar os filmes de heróis nos dias de hoje. Seu primeiro filme é Corpo Fechado, e nele vimos a história de David Dunn, que fica intrigado ao sobreviver ileso a um enorme acidente de trem. Descobrimos no fim, que essa catástrofe e várias outras foram causadas por Elijah Prince, o “Senhor Vidro”, cuja maior ambição era encontrar alguém que fosse o oposto de sua
condição quebradiça.

Entre as várias características que Shyamalan coloca em seus filmes, a primeira delas é o uso das cores. O que mais tarde se tornaria comum nos filmes de heróis, tem sua origem no verde de Dunn e no roxo do Senhor Vidro, características de iluminação que podem ser vistas em muitas das cenas. Também podemos ver uma revolução ao observar os estilos dos personagens, que em muito se distanciam das calças coladas com cuecas por cima dos heróis de quadrinhos.

Os personagens de Shyamalan não são simulações de super poderosos à partir dos quadrinhos, mas à partir da nossa realidade.

Já em Fragmentado, somos apresentados a Kevin, um homem com 23 personalidades diferentes e uma vigésima quarta com atributos sobrenaturais. O filme passeia pelas diferentes identidades de Kevin com grande autenticidade, e entre outras coisas, enfatiza a complexidade do cérebro fragmentado do protagonista.

Vidro é o fim dessa jornada, e a obra surge para confirmar a nossa suspeita de que no mundo super poderoso de Shyamalan, não há heróis ou vilões. As diferentes personalidades de Kevin, os defeitos normais até demais de Dunn e a fé de Price em suas teorias são um lembrete de como seres super poderosos seriam se ao invés de mentes fictícias, tivessem mentes como as nossas.

Após décadas de novos filmes de heroísmo sendo lançados, dá pra observar a influência positiva do trabalho de Shyamalan em cada pequeno detalhe. Através de suas obras, o diretor criou mais que filmes icônicos, mas uma nova identidade para essas histórias heróicas.

Assim, a obra do grande diretor é inquebrável nas convicções que trouxe ao mundo do cinema, e a influência de seu estilo único será sempre um farol para todos os filmes do gênero.

Esse foi o nosso artigo. Gostou dele? Temos muitos outros aqui no site, mas antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

error: