Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Robert Downey Jr. e como pessoas se tornam ícones

Robert Downey Jr. e como pessoas se tornam ícones

Pode parecer irônico, mas Hollywood é um baú de belas histórias reais. Uma delas é a de quem nos convenceu de que jamais haverá outro Homem de Ferro: Robert Downey Jr.!

Quando a Marvel arriscou e criou um estúdio independente para a produção de filmes, a situação não era boa para eles. Títulos como “Homem-Aranha 3” e “Superman – O Retorno” decepcionaram o público e muitos acreditavam que havia uma antipatia geral por filmes de heróis. A ideia da empresa, no entanto, foi genial: um herói tecnológico, cujos maiores poderes eram o dinheiro e uma irritante arrogância.

Antes de Homem de Ferro, Tony Stark era um personagem desconhecido e a Marvel se afundava em dívidas, mas o filme logo não deixaria dúvidas: Robert Downey Jr. era a melhor aposta da empresa. O sucesso foi instantâneo!

O primeiro ponto interessante a ser observado é como Downey aproveitou a falta de conhecimento do público sobre o personagem para construir uma identidade própria. O comum em filmes inspirados por quadrinhos de heróis é ter fãs antigos criticando toda e qualquer mudança em seus personagens favoritos. É aí que está a genialidade: não há como criticar a atuação se poucos conhecem o Homem de Ferro dos quadrinhos.

Com o passar do tempo, o ator tornou-se, para muitos, indistinguível do seu personagem e um rosto e porta-voz para toda a Marvel nos cinemas. Tudo isso, é importante apontar, não foi acaso, mas fruto de algumas ações importantes.

Poucas pessoas sabem, mas o ator recebia muita liberdade para mover seu personagem e interferir na execução do roteiro. Essa autonomia criativa foi o que permitiu Downey explorar as necessidades do público e entrar nelas como se estivesse apresentando um produto, no caso, ele próprio, na embalagem do Homem de Ferro!

“Gênio, playboy, bilionário e filantropo”, quem não gostaria de poder dizer as mesmas palavras? Tony Stark é arrogante, mas ao mesmo tempo cativa os espectadores como um ícone. Todos almejam ser como ele e, por isso, o querem para sempre no Universo Cinematográfico da Marvel.

Para quem vive no universo da publicidade, aliás, é importante conhecer todo tipo de cultura, seja a geek, a de outro país ou a empresarial. Por isso, estamos sempre trazendo curiosidades e novas abordagens profissionais para você se aprimorar por meio dos nossos artigos e posts. Então, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram para continuar bem informado!

error: