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Propaganda no Brasil x EUA.

Propaganda no Brasil x EUA.

Você já parou pra observar como a propaganda tem suas diferenças dependendo do lugar? Um exemplo muito fácil de notar é a diferença entre a propaganda nos EUA e aqui mesmo, no Brasil.

 

Brasileiro é um povo de emoções fortes. Isso não é segredo, né? Aliás, nós, latinos no geral, somos povos de emoções fortes. Eu duvido que as novelas mexicanas do SBT fariam tanto sucesso na Rússia ou na Tchekoslováquia por exemplo.

 

A maioria, se não todos os nossos métodos são voltados para o emocional do público alvo. A estratégia brasileira, quer sempre colocar as marcas junto aos clientes, criando vínculos afetivos envolvendo marca, produto ou serviço.

 

Já o público americano, é racional. “Direto ao ponto!” É como eles preferem. Lá, as propagandas são focadas nos preços, produtos e serviços que atendem melhor suas necessidades. Eles não têm uma “fidelidade” com a marca como os brasileiros. Eles escolhem a que oferecer o melhor serviço pelo preço mais em conta, sem se importar tanto com o nome na embalagem. Estranho, né?

 

Por isso, as propagandas americanas são bem mais ferrenhas. Agressivas…Atacam mesmo a outra. Lembram de quando o Burguer King entregou uma churrasqueira na porta de um Mc Donald’s com os dizeres “pra você grelhar seu hambúrguer também?” NUNCA veríamos algo assim por aqui. O esforço das marcas em mostrar que são melhores, é exatamente o que atrai o consumidor de lá.

 

Aqui no Brasil, a coisa é diferente. A publicidade é regida por regras rígidas, e se atacar daquela forma é impensável nas terras de cá. Até porque, o consumidor brasileiro não tem esse perfil. Somos fáceis de persuadir e exatamente por isso nós temos a cultura de se fidelizar a determinadas marcas, pois as campanhas são feitas pra atingir diretamente o nosso emocional.
Achamos um barato aqui na agência, e nos divertimos muito acompanhando as novidades tanto de lá dos EUA, como as daqui do Brasil. Informação nunca é demais, certo?

 

Conseguiram entender? Esperamos muito ter ajudado, e se tiverem observações ou curiosidades, por favor, deixe aqui nos comentários!

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