Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

O que é a verdadeira independência profissional?

O que é a verdadeira independência profissional?

Antes de refletir sobre o que pode responder a pergunta do título, deve-se levantar outra questão: dentro de uma empresa, quem é independente de fato? Muitas vezes, aquilo que pensamos ser independência profissional na verdade é autonomia, e há uma grande diferença entre essas duas palavras.

Enquanto a independência é marcada por um total desprendimento das pessoas, a autonomia se baseia na autodeterminação. Assim, um funcionário aplica por ele mesmo aquilo que é mais beneficial à rotina de uma empresa.

Mesmo com esse entendimento, é importante ter em mente que ser um profissional independente não é proibido, nem um problema. Se trata de um objetivo que guiará o seu posicionamento desde o início de sua trajetória, seja na abertura de uma empresa, ou na conquista de uma vaga. Principalmente nas ocasiões nas quais o profissional se vê sozinho e precisa construir seus próprios projetos sem esperar auxílio.

Uma vez dentro de uma iniciativa onde há outros profissionais presentes, divisões de tarefas, lideranças e metas coletivas, no entanto, será a hora perfeita para entrar no modo autônomo. Para melhor compreender, pense em alguém independente que trabalha em equipe. A palavra-chave é proativo.

Caminhando por esses dois pontos do espectro é que se encontra a carreira de um verdadeiro profissional. Ser independente é um objetivo. Se trata de assumir uma postura compromissada consigo mesmo, suas próprias metas e resultados antes mesmo do surgimento de cargos e rotinas. Mas apenas alguém autônomo é capaz de participar de uma equipe e ser valioso para ela sem necessitar de uma posição de comando.

Ou seja, o seu objetivo final pode ser a independência profissional, mas você precisará passar pela autonomia para alcançar esse propósito. Outro passo importante é estar sempre em contato com novas ideias, nisso nós podemos te ajudar e muito! Você encontra ainda mais conteúdos sobre crescimento profissional por aqui. Então, antes de ir, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Instagram!

error: