Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

O Cinema de Um Novo Mundo.

O Cinema de Um Novo Mundo.

Em 8 de fevereiro de 1915, o cinema americano lançava aquele que por eles foi considerado o maior e mais brilhante filme de sua história: “O Nascimento de Uma Nação.”
O filme mostrava os EUA de um ponto de vista controverso, que na verdade, era a opinião pública de certa parcela da população. Mostrava um país mergulhado no caos após a guerra civil. Segundo eles, a população negra e seus “comparsas” abolicionistas do norte, estavam fora de controle no sul. Como uma “resposta dos céus”, o nascimento da Klu Klux Klan é mostrado no filme. Salvando moças e a sociedade sulista de homens negros perigosos”, com linchamentos públicos e ataques à casas onde moravam negros. Para eles, tudo isso era heroísmo.
O filme foi um tremendo sucesso. Fontes oficiais afirmam que foi o mais lucrativo da história americana, levando multidões de pessoas aos cinemas.

 

No dia 29 de janeiro de 2018, o mesmo cinema lançou Pantera Negra, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney.
O filme, mostra a história do Pantera Negra, primeiro herói negro da Marvel e também, rei de Wakanda! (país africano super avançado, fictício)
Pantera Negra não é um mero filme de herói, e seu protagonista também não. Seria desmerecimento se isso fosse dito. Ryan Coogler, (o diretor) sabe produzir um filme vibrante. Pantera Negra não apenas fala sobre Wakanda. Nas telas, ela está viva e parece tão real como qualquer país africano seria se uma colonização não tivesse acontecido.
Vemos ali, mulheres negras como guerreiras de elite. Reis africanos, e muita cultura tradicional misturada com tecnologia.

 

E esse redator que vos escreve, africano de alma e de nascimento, não tem como externar o tamanho da satisfação! É sério… Para o resto do mundo, o africano sempre foi retratado como um selvagem. Como uma pessoa primitiva e incapaz de compartilhar dos valores ocidentais.

 

O que eu vi na tela do cinema, reacendeu minhas esperanças, e creio que as de qualquer afro brasileiro ou afro americano. O filme foi um sucesso absoluto! Milhões de pessoas, lideradas pelos afro americanos e africanos, prestigiaram esse lançamento, e Pantera Negra se tornou o filme mais lucrativo da história da Marvel. Ultrapassando Os Vingadores com folga!

 

Mais que uma lição sobre representatividade, Pantera Negra é um tapa na cara, discutindo valores importantes e questionando algo além do significado de ser negro. “- O que significa ser africano?” É a pergunta lançada por Ryan Coogler através do filme.

 

Nos últimos anos, tenho visto uma melhora significativa dessa questão no meio publicitário.
É verdade que em nosso meio, o negro ainda ocupa um espaço muito, muito pequeno nas relações de trabalho. Porém, nas campanhas, o que mais temos visto, são minorias no geral (não apenas os negros) ganhando aos poucos, visibilidade e representatividade.

 

O mundo finalmente está acordando para o fato de que somos todos diversos, e isso é poderosíssimo. Pantera Negra provou que quando há consciência e empatia, os ganhos não vêm apenas pela parte ética, mas também pela cultural e financeira também.

 

É um novo tempo para a publicidade, para o cinema e para toda a mídia. Quem está se adaptando, já está ganhando e somando. Mas com certeza, nós e muitas outras pessoas poderemos dormir tranquilos sabendo que os tempos de “O Nascimento de Uma Nação” já passaram.

 

Temos fé que esse tempo nunca mais volte.

 

É bom sentir esperança.

 

A TACCONE é uma agência que valoriza a diversidade e a individualidade de cada pessoa! Com respeito e empatia, nós estamos sempre aptos a pensar nas realidades dos nossos funcionários, clientes e nos clientes de nossos clientes. Publicidade com consciência, também é nosso forte!
Já que está aqui, que tal dar uma passeada pelo nosso site? Ou confira nosso Facebook e Instagram!

error: