Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Mais que som, a indústria por trás da música!

Mais que som, a indústria por trás da música!

Um engano grande e frequente cometido por muitos ao comentar o mundo da música é não considerar um fato básico: o artista é apenas um entre vários elemento de um processo que envolve muitos outros profissionais.

Investimentos, estratégias comerciais e marketing também são parte do contexto no qual a música está inserida, por isso a influencia. No entanto, poucas pessoas conhecem o mercado por trás dos artistas. Para entendê-lo é preciso olhar os bastidores e observar as peculiaridades dessa indústria.

Antes de tudo, é preciso também entender que o artista não resume a indústria. Ele é uma pequena parte da expressão desses grandes rios de investimentos, um rosto para produtores, empresas patrocinadoras, colaboradores e ele próprio, que também se senta à mesa como parte do processo.

A música é uma das maiores paixões humanas, talvez seja por isso que cause um pouco de decepção tentar imaginar algo que nos envolve tão profundamente como algo comercial. Podemos dizer que a música é arte, mas nem por isso deixa de gerar lucro e receber incentivos.

Cada uma daquelas faixas de som que tocam nossos corações, nos fazem dançar, refletir e até mesmo chorar, são o resultado de todo um processo que envolve a contratação de músicos e produtores, reuniões de negócios, elaboração de anúncios por agências e muito mais! Sem a contrapartida monetária, nenhum deles pode continuar com o trabalho deles que dá origem as músicas que tanto amamos.

Atualmente, mesmo as maiores e mais tradicionais gravadoras estão com dificuldades em se manterem relevantes na indústria musical e, para sobreviverem, tomam para si cada vez mais responsabilidades. Isso acontece porque, com o advento da internet, a forma como se consome música mudou e essas empresas demoraram para se inserirem no novo contexto. Por conta disso, já não é lucrativo cuidar apenas da produção e distribuição da música.

Assim, essas empresas passaram a oferecer todo tipo de serviços e produtos. Não é raro que elas sejam as responsáveis por encontros pagos com artistas e outras estratégias mais antigas como os produtos licenciados: camisas de banda, pôsteres, canecas estampadas e etc.

Observar todo esse trabalho envolvendo a música, constrói uma imagem ainda mais sofisticada para o ramo e nos mostra que, apesar dos sentimentos envolvidos na sua criação, ela faz parte de uma indústria que prioriza a qualidade para os nossos ouvidos, mas que precisa se preocupar com muito mais para poder se manter viva.

Música é uma das coisas mais incríveis do mundo, né? Aqui na TACCONE, temos artigos sobre os mais variados temas e a música com certeza não poderia faltar! Se você gosta de nossos textos e não gostaria de perdê-los, não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e de nos seguir no Instagram.

error: