Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Game of Thrones e a construção de um universo

Game of Thrones e a construção de um universo

O meio nerd tem vários subgrupos e entre eles, um que frequentemente é visto interagindo com todo tipo de cultura que lembre espadas, armaduras e dragões. São os fãs do lado mais “O Senhor dos Anéis” da literatura, cinema e games. Com exceção desse grupo específico, o público das telonas não exibia uma “fidelidade” até anos recentes, e isso foi conquistado com uma das maiores, mais conhecidas e premiadas séries da atualidade: Game of Thrones.

Baseada nos livros de George R. R. Martin, essa saga de heróis, dragões, disputas por poder e batalhas colossais conseguiu aumentar a base de fãs da cultura pop medieval para algo inimaginável.

Nunca antes tantas pessoas se entusiasmaram com personagens de armadura por tanto tempo e com tanta fidelidade. Atualmente, temos uma disseminação de séries mostrando o que podemos chamar de “histórias de reis e espadas” como Vikings, Roma, Spartacus, Outlander, e The Last Kingdom, em sites de streaming e por muitas telas ao redor do mundo, mas todos esses títulos vieram pelo caminho aberto por GoT.

O feito estabelecido pelos diretores da série é um fenômeno que já vimos antes em outras áreas da cultura pop, mas não com tanta força. Se trata da criação e consolidação de novos conceitos, assim como as empresas fazem com a cultura organizacional, que basicamente é a arte de transformar pessoas que apenas repetem comportamentos em devotos de uma marca.

O segredo para executar bem esse tipo de estratégia não está apenas no conceito, mas na sua apresentação.

Se você tem um produto ou proposta incrível, fique atento em alguns detalhes que a saga de GoT nos ensinou:

1 – A saga tem uma mensagem principal
Por mais que a diversidade de personagens e temas seja grande, existe uma essência presente em cada canto da história, que é a busca pelo poder. Criar uma linguagem única e que se insere em tudo, é fundamental em uma cultura organizacional forte.

2 – GoT aborda temas que conhecemos
A série tem um jeitinho de criar situações extremamente familiares mesmo quando os personagens usam armaduras e convivem com dragões, e essa é outra parte importante da estratégia: a série gera identificação com o público.

3 – A série fideliza seus espectadores
A devoção dos fãs de Game of Thrones não pode ser comparada a de nenhum grupo no mundo. Todo o empenho com a cultura da série fez sua marca ser realmente envolvida com o emocional do público. Quem não viu a avalanche de reclamações com o penúltimo e o último episódios e suas descaracterizações de personagens? As pessoas literalmente vigiam cada pedacinho do enredo.

Com um detalhismo tão grande, Game of Thrones é como uma viagem através de outra realidade e uma construção de marca como nenhuma outra!

Esse foi o nosso artigo. Gostou dele? Temos muitos outros aqui no site, mas antes de ir, não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram.

error: