Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Engolir informação ou aprender ativamente?

Engolir informação ou aprender ativamente?

A oferta de cursos, aulas e dicas simplesmente explodiu com a chegada da internet. Aquilo que antes custava muito tempo e dinheiro, agora está a alguns cliques de distância e isso já está causando uma mudança no modo como aprendemos.

Durante muito tempo, nós fomos expostos a colégios, cursos e até universidades que seguem apenas um modelo único de ensino: o passivo. Por mais diferentes que pareçam cada uma dessas instituições, com os seus projetos pedagógicos variados, são poucas aquelas que promovem um aprendizado ativo.

O mais comum ainda é a aula em formato palestra, na qual um professor se coloca de frente para os alunos e começa a contá-los o conteúdo que se espera que eles absorvam. Se esses estudantes derem sorte, talvez eles consigam um professor mais divertido que transforma a aula em um misto de apresentação stand up com Ted Talk, algo com certeza mais agradável. O problema é que, em termos de aprendizado, o efeito é o mesmo.

Pesquisas indicam que as aulas dos dois professores, apesar do segundo ser mais popular com os alunos, tem o mesmo poder de ensinar. Inclusive, o número de alunos que desistem da aula ou que não são capazes de passar de ano também são incrivelmente parecidos. Ainda assim, parece não haver grande interesse em alterar a velha forma de ensino.

Isso, porém, está mudando. Parte importante do processo de aprender é buscar você mesmo a informação no lugar de apenas recebê-la, algo que especialistas desde os anos 30 no Brasil já haviam descoberto, mas que agora tem encontrado mais adeptos.

Essa nova forma de ensinar e aprender também tem se apoiado nas últimas mudanças tecnológicas, algo que tornou mais prático o aprendizado ativo. Afinal, ele pode acontecer com muito mais frequência no nosso cotidiano online do que em uma escola do início do século passado sem uma boa biblioteca.

Se você procura aprender algo novo, no lugar de apenas memorizar informações e reproduzi-las, o melhor caminho é a interação ativa com o conteúdo. Dessa forma, dizem os especialistas, você retém até 90% do que foi ensinado porque você se apropria das informações e se torna uma espécie de autoridade no assunto a partir da reflexão e vivência.

Então, não apenas leia este texto, faça uma pesquisa sobre o tema, escreva um artigo sobre ele, converse com as pessoas em sua casa ou em nossas redes sociais. Isso é aprendizado ativo e adquirir conhecimento assim, além de mais divertido, é mais eficiente.

Aqui na TACCONE, aliás, estamos sempre produzindo artigos que serão ótimos materiais para as suas pesquisas. Então, não deixe de acompanhar nossos artigos e, se não quiser perder nenhum deles, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram. Bons estudos!

error: