Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

Como a propaganda era feita na Idade Antiga?

Como a propaganda era feita na Idade Antiga?

Quando estudamos história pelo viés da comunicação, descobrimos que a propaganda é uma atividade muito mais antiga do que imaginamos hoje em dia. É possível dizer até mesmo quando ela começou a ganhar contornos similares aos modernos: na Era Antiga.

Nessa época, a maioria dos povos mediterrâneos descobriram novas tecnologias e alteraram os seus sistemas de governo para modelos mais sólidos, indo além, outras mudanças importantes podem ser citadas. É o caso do comércio entre as nações que se consolidou e as culturas que ficaram menos isoladas. Foi nesse contexto que uma nova ideia surgiu: o anúncio de produtos e serviços.

O pioneiro nessa novidade foi o Antigo Egito com os seus misteriosos desenhos em paredes e rochas, os famosos hieróglifos que, quando traduzidos, descobrimos que muitos tinham significado comercial. Posteriormente, a ideia se espalhou para a Grécia e depois para Roma, onde a arqueologia descobriu tabuletas que anunciavam lutas de gladiadores e vendas de produtos.

É interessante notar, porém, que nesse período ainda não havia um apelo conceitual nos anúncios. Eles serviam exclusivamente para indicar produtos e serviços de forma direta. Abordagens mais parecidas com a atual só começaram a ser aplicadas muitos séculos depois.

Foi durante o Renascimento que os anúncios comerciais passaram a receber influência das artes, a consequência foi a criação de uma nova maneira de convencer e atrair o público. Esse processo continuou ao longo dos anos e se tornou o que conhecemos hoje.

A publicidade é realmente um ofício antigo. Ainda assim, é uma área em constante desenvolvimento e que demanda atualização constante. Para ler mais artigos sobre este tema tão rico e se manter sempre em dia acompanhe nossos artigos, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos sempre postando novidades!

error: