Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

A lição de Ícaro

A lição de Ícaro

Aqueles que acompanham nossos artigos com certeza já perceberam que amamos mitologia grega! Ela não apenas inspirou o nosso logotipo, como também nos proporciona ótimos ensinamentos que levamos tanto para a nossa vida profissional, quanto pessoal.

O mito de Ícaro não é diferente. A história do filho do grande inventor Dédalo é uma ótima alegoria para a forma como empresas devem agir no mercado. Principalmente se ele for muito competitivo.

Para quem não conhece ainda, a história de Ícaro começa com seu pai. Dédalo foi preso no labirinto que ele próprio construiu por ter agido sem conhecimento do rei que o contratou. Para tornar o castigo ainda mais cruel, o seu filho também foi aprisionado.

A criatividade de Dédalo, no entanto, não conhecia limites. Com as penas que alguns pássaros deixavam cair no labirinto e a cera das velas que iluminavam o local, o inventor criou dois pares de asas para ele e o filho poderem fugir da prisão.

Conhecendo a ousadia juvenil de Ícaro, Dédalo aconselhou o filho a voar em uma altura mediana. O caminho que eles tomariam para fugir do labirinto era sobre o mar, ou seja, se voassem muito baixo as ondas os alcançariam, se voassem alto demais o Sol derreteria a cera das suas asas.

Apesar do conselho do pai, Ícaro decidiu testar o quão alto conseguia subir e, como esperado, suas asas se desfizeram com o calor do Sol. O jovem caiu e deixou o pai para viver com essa tragédia no coração.

O valor dessa história para as empresas começa por Dédalo, que nos ensina a importância da engenhosidade. Apesar da situação difícil em que se encontrava, o inventor achou uma solução criativa e, no fim, conseguiu atingir o seu objetivo.

Porém, o ensinamento mais claro que esse mito nos oferece é a moderação. É importante que saibamos medir o que somos capazes de fazer para podermos traçar planos que nos levarão a atingir os nossos objetivos sem perdas desnecessárias.

É por esses ensinamentos inestimáveis que nós da TACCONE amamos mitologia. Se você também se interessa por esse assunto, ou adora ler sobre o mundo empresarial, acompanhe nossos artigos. Aproveite também para curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram. Assim você não perderá nada!

error: