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A inusitada publicidade asiática!

A inusitada publicidade asiática!

A Ásia tem um dos mercados mais intensos do mundo e, por isso, tem atraído os holofotes para si. Grandes empresas do cenário internacional desejam explorar o mercado da região. O maior desafio para o publicitário inserido nesse contexto, no entanto, é o choque cultural.

Enquanto muitos países parecem adequar suas realidades culturais ao padrão eurocêntrico ou americano, o continente asiático segue com um grande apego às tradições e particularidades locais. Na Ásia, há marcas solicitando campanhas de Dia dos Namorados para países onde casamentos costumam ser arranjados, por exemplo. Como podemos produzir para esses públicos se somos tão diferentes? Isso exige uma grande capacidade de adaptação. Por sorte, os profissionais do nosso país são conhecidos por isso.

Acompanhar o que é produzido para o seu público-alvo é um caminho para evitar vexames. Um exemplo de país onde a publicidade é extremamente diferente da nossa é o Japão. Quem nunca se surpreendeu com os exageros dos comerciais japoneses? Produtos que dão super poderes, dançarinas e piadas bombásticas são o forte dessas campanhas.

Quem vê esse tipo de publicidade pode imaginar que foi feita com amadorismo e que os produtos anunciados dessa forma não vendem, mas é exatamente o contrário! Os anúncios são feitos levando em conta as características do público alvo, e os japoneses são conhecidos pelo comportamento reservado, que contrasta com a intensidade do seu humor, personalidades de personagens, histórias e filosofias. Os produtos criativos são um refúgio da rigidez social na qual vivem.

No entanto, a Ásia é um continente gigantesco e as características da publicidade feita nos países da região leste não se parecem muito com o que é feito em países como a Índia, por exemplo. Os indianos são conhecidos por serem um povo contador de histórias e com vastas tradições baseadas na oralidade. Quando essas características culturais são misturadas à publicidade, o resultado são campanhas que abusam desse recurso. Os comerciais indianos são roteirizados para ter muito diálogo em formatos onde o espectador se sente incluído, já que a conversa é um traço cultural importantíssimo na Índia.

Por outro lado, a publicidade de territórios islâmicos assume ainda outras características, com muitas variações entre os perfis mais conservadores e progressistas, um reflexo das medidas de modernização em curso nesses países. Em territórios como a Arábia Saudita é possível ligar a TV e encontrar, em um mesmo bloco, dois comerciais: um se aproveitando de conceitos ultrapassados como o sexismo, e outro onde mulheres aparecem divulgando produtos em posição de poder.

É difícil definir características gerais com tantos cenários diferentes em um mesmo continente, mas podemos concluir que a publicidade é orgânica! Ela se adapta às necessidades e visões de mundo das culturas de onde são feitas, o que as torna mais interessantes que se fossem feitas num único padrão.

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