Taccone - Vamos Cuidar da Sua Marca

Menu

A Inteligência Artificial na Publicidade.

A Inteligência Artificial na Publicidade.

Muita coisa mudou desde os anúncios que a sua avó publicitária criava! Chacrinha não está mais entre nós, e o rádio já não é mais tão preferido assim. Agora, imagine se alguém contar pra sua avó, que hoje em dia, quase 30% ou mais do setor de Marketing é voltado para o ramo digital, e que a Inteligência Artificial não só existe, mas já se tornou parte crucial nos processos publicitários?
Sua avó provavelmente te diria que nada disso existe, e que esse negócio de “inteligência artificial” é coisa de satã. Pra falar a verdade, se muitos de nós não vivêssemos na época de agora, talvez seria mesmo difícil acreditar que algo assim poderia existir um dia.

 

Me lembro com muitas risadas de quando alguns amigos começaram a postar desesperados que o google e outros sites, estavam monitorando suas atividades na internet.
“Como assim? Eu tava falando sobre isso no chat, e logo depois apareceu um anúncio no meu feed do facebook contendo EXATAMENTE o objeto que eu mencionei.”

 

Calma gente, não é nenhuma conspiração do governo, e também não estamos sendo monitorados por aliens.
Esse é simplesmente, o trabalho da inteligência artificial na publicidade e marketing.
Pode parecer um pouco confuso e perturbador, mas sim, existem inteligências artificiais observando nossos hábitos na internet.

 

Acredito que a preocupação com isso é exagerada pois não são pessoas nos analisando. Afinal, como é que qualquer empresa conseguiria montar mega equipes pra monitorar milhões de pessoas ao redor do mundo?
Pode ficar tranquilo, porque não estamos em “O Exterminador do Futuro.”

 

O trabalho das IA’s é muito vasto dentro das agências. Algumas gigantes do ramo, já usam IA’s para o gerenciamento, e até mesmo para ajudar no traçado das estratégias de marketing. Elas são muito, muito versáteis!
Basicamente, são como crianças digitais. Prontas pra aprender através da observação de padrões. E é exatamente isso o que elas fazem! IA’s quando aplicadas no ramo comercial, tem como objetivo, observar os hábitos dos consumidores, criar anúncios atraentes baseados nessas análises, e ainda, identificar potenciais compradores baseando-se no padrão de compra deles.

 

Não, nada disso é feito sem a sua permissão.
“- Ah, mas eu não autorizei ninguém a mexer nos meus dados ou me estudar.”
Você quem pensa isso! Lembra quando você aceitou os termos de responsabilidade na conta do google? “Li tudo e estou de acordo”, foi o que você marcou.
Pois é, as IA’s estavam incluídas!
Se você se incomoda com esse tipo de estratégia, nada de pânico… Sua vida não virou Matrix!
Existe a opção de descobrir exatamente quais dados foram captados e também desativar a captação. É bem fácil de fazer, e leva só uns 5 minutos!

 

O fato, é que cada vez mais as IA’s fazem parte do cotidiano humano. Atualmente, isso ocorre de forma tímida, porém o futuro é ilimitado!
Especialistas já enxergam a Inteligência Artificial se tornando verdadeiramente uma protagonista em muitos ramos profissionais! Especialmente os que pedem grandes demandas em serviços digitais.
Com certeza, é uma nova era para a publicidade!

 

Gostou do nosso artigo? Temos ainda vários outros pra você, e não se esqueça de nos seguir pelo Facebook e Instagram!

error: